Perguntas Frequentes do ERP ONOMA

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Ao entrar no sistema e acessar qualquer item do Menu Principal á sua esquerda, você irá encontrar os ícones a seguir.

Há cinco ícones no sistema que estão presentes na maioria dos módulos.

Incluir (+) – Botão para incluir um novo cadastro no sistema

Alterar (lápis) – Botão para alterar algum cadastro existente no sistema

Excluir (-) – Botão para excluir algum cadastro existente no sistema

Confirmar (v) – Botão para confirmar/salvar um cadastro ou uma alteração

Cancelar/Voltar (x) – Botão para cancelar um novo cadastro ou alguma alteração em progresso. Ao clicar, ele volta para a tela anterior

O que são os campos laranjas?
Os campos laranjas são campos de preenchimento obrigatório para a confirmação de algum cadastro dentro do sistema. É apresentado na cor laranja tanto o campo de digitação como o título do campo a ser preenchido.

Ao finalizar o cadastro, se houver algum campo laranja não preenchido, o sistema indicará o problema e não fará o cadastro até que o campo em questão seja preenchido corretamente.

Como cadastrar a minha empresa?

Entre no sistema, acesse o Menu principal > Cadastros > Empresa > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar.

Faça um cadastro bem completo, busque todas as informações requisitas e você e os demais usuários poderão tirar proveito de um melhor desempenho do sistema.

Como cadastrar Produtos e Serviços?

Acesse o Menu principal > Cadastros > Produtos e Serviços > Botão Incluir > Preencha no mínimo todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar.

Na hora de preencher o cadastro de Produtos e Serviços procure ter em mãos todas as informações necessárias, exemplo:

  • Descrição em português
  • Descrição em inglês (opcional)
  • Linha
  • Marca
  • Tipo / modelo de produto
  • NCM
  • CEST
  • Peso Bruto
  • Peso Líquido
  • Unid Tributada
  • Código de Barras
  • Custo (do produto ou serviço)
  • Venda (preço de venda do produto ou serviço)
  • Unidade (na aba superior)

Há outras informações a serem preenchidas , mas essas são as mínimas necessárias para que um NF-e ou NFS-e sejam emitidas posteriormente.

Como cadastrar um departamento / Setor?

Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Departamentos > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar

Existe ainda a possibilidade de cadastrar setores que são subgrupos dos departamentos, selecione o ícone acima do cadastro dos setores para essa operação.

Exemplo: Departamento > Oficina >> Setores > Mecânica, Elétrica, Pintura.

Como cadastrar um cargo?

Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Cargos > Botão Incluir > Preencha no mínimo todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar

Para consultar os títulos de Cargos aprovado pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, acesse:

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf

Utilize as informações para completar os campos necessários de acordo com as necessidades para sua empresa.

Como cadastrar um colaborador?

Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Colaboradores > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar

Existem uma série de informações importantes para esta seção de dados para serem preenchidos nos campos e abas necessárias, é importante criar uma pasta com todos os documentos do colaborador digitalizados para serem associados na aba arquivos e pastas como evidências de documentação.

Como cadastrar um cliente?

Acesse o Menu principal > Operações de Venda > Cliente > Ícone Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar

Como elaborar uma proposta comercial?

Para criar uma nova proposta, alterar ou excluir, basta clicar nos botões:

+ Incluir |  (lápis) Alterar | – Excluir

Nesta tela de proposta comercial teremos novos botões no sistema

Os ícones da tela de  Proposta surtem efeitos de acordo com a proposta selecionada na lista de propostas, e cada um deles tem a descrição ao passar o mouse por cima.

São as seguintes funções:

  •  Itens da Proposta
  •   Análises da Proposta
  •   Parcelas da Proposta
  •   Cadastro do Cliente
  •   Impressão de Documentos
  •   Visualizar Arquivo
  •   Enviar Arquivo

 

Ícones da Tela do Pedido

Os botões de Pedido surtem efeitos de acordo com a seleção desejada, passe o mouse sobre o ícone para ver sua função:

  •   Itens do Pedido
  •   Análise do Pedido
  •   Parcelas do Pedido
  •   Cadastro do Cliente
  •   Impressão de Documentos
  •   Visualizar Arquivo
  •   Enviar Arquivo por E-mail
  •   Materiais OS

Selecione a operação que desejar.

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