
FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES
Ao entrar no sistema e acessar qualquer item do Menu Principal á sua esquerda, você irá encontrar os ícones a seguir.
Há cinco ícones no sistema que estão presentes na maioria dos módulos.
Incluir (+) – Botão para incluir um novo cadastro no sistema
Alterar (lápis) – Botão para alterar algum cadastro existente no sistema
Excluir (-) – Botão para excluir algum cadastro existente no sistema
Confirmar (v) – Botão para confirmar/salvar um cadastro ou uma alteração
Cancelar/Voltar (x) – Botão para cancelar um novo cadastro ou alguma alteração em progresso. Ao clicar, ele volta para a tela anterior
O que são os campos laranjas?
Os campos laranjas são campos de preenchimento obrigatório para a confirmação de algum cadastro dentro do sistema. É apresentado na cor laranja tanto o campo de digitação como o título do campo a ser preenchido.
Ao finalizar o cadastro, se houver algum campo laranja não preenchido, o sistema indicará o problema e não fará o cadastro até que o campo em questão seja preenchido corretamente.
Como cadastrar a minha empresa?
Entre no sistema, acesse o Menu principal > Cadastros > Empresa > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar.
Faça um cadastro bem completo, busque todas as informações requisitas e você e os demais usuários poderão tirar proveito de um melhor desempenho do sistema.
Como cadastrar Produtos e Serviços?
Acesse o Menu principal > Cadastros > Produtos e Serviços > Botão Incluir > Preencha no mínimo todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar.
Na hora de preencher o cadastro de Produtos e Serviços procure ter em mãos todas as informações necessárias, exemplo:
- Descrição em português
- Descrição em inglês (opcional)
- Linha
- Marca
- Tipo / modelo de produto
- NCM
- CEST
- Peso Bruto
- Peso Líquido
- Unid Tributada
- Código de Barras
- Custo (do produto ou serviço)
- Venda (preço de venda do produto ou serviço)
- Unidade (na aba superior)
Há outras informações a serem preenchidas , mas essas são as mínimas necessárias para que um NF-e ou NFS-e sejam emitidas posteriormente.
Como cadastrar um departamento / Setor?
Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Departamentos > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar
Existe ainda a possibilidade de cadastrar setores que são subgrupos dos departamentos, selecione o ícone acima do cadastro dos setores para essa operação.
Exemplo: Departamento > Oficina >> Setores > Mecânica, Elétrica, Pintura.
Como cadastrar um cargo?
Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Cargos > Botão Incluir > Preencha no mínimo todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar
Para consultar os títulos de Cargos aprovado pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, acesse:
http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf
Utilize as informações para completar os campos necessários de acordo com as necessidades para sua empresa.
Como cadastrar um colaborador?
Acesse o Menu principal > Gestão de Recursos > Colaboradores > Botão Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar
Existem uma série de informações importantes para esta seção de dados para serem preenchidos nos campos e abas necessárias, é importante criar uma pasta com todos os documentos do colaborador digitalizados para serem associados na aba arquivos e pastas como evidências de documentação.
Como cadastrar um cliente?
Acesse o Menu principal > Operações de Venda > Cliente > Ícone Incluir > Preencha todos os Campos Laranjas > Botão Confirmar
Como elaborar uma proposta comercial?
Para criar uma nova proposta, alterar ou excluir, basta clicar nos botões:
+ Incluir | (lápis) Alterar | – Excluir
Nesta tela de proposta comercial teremos novos botões no sistema
Os ícones da tela de Proposta surtem efeitos de acordo com a proposta selecionada na lista de propostas, e cada um deles tem a descrição ao passar o mouse por cima.
São as seguintes funções:
- Itens da Proposta
- Análises da Proposta
- Parcelas da Proposta
- Cadastro do Cliente
- Impressão de Documentos
- Visualizar Arquivo
- Enviar Arquivo
Ícones da Tela do Pedido
Os botões de Pedido surtem efeitos de acordo com a seleção desejada, passe o mouse sobre o ícone para ver sua função:
- Itens do Pedido
- Análise do Pedido
- Parcelas do Pedido
- Cadastro do Cliente
- Impressão de Documentos
- Visualizar Arquivo
- Enviar Arquivo por E-mail
- Materiais OS
Selecione a operação que desejar.